Atlas integrado do uso e gestão dos recursos hídricos do alto curso da bacia do rio São Francisco – Guia didático

EDITAL: EDITAL 33/2022 – Processo de Seleção de Projetos de Pesquisa com Financiamento – IFMG Campus Ouro Preto – Demanda Livre

Período de execução: Início:01/09/2022      Término: 31/08/2023

Coordenador do projeto: Elizene Veloso Ribeiro

MEMBROSVÍCULO COM O PROJETOTITULAÇÃO/CURSO
Elizene Veloso RibeiroVoluntárioDoutorado
Diego Alves de OliveiraVoluntárioDoutorado

Resumo do projeto:

A crescente degradação da qualidade das águas e ampliação da demanda pelos recursos hídricos tem tornado as ações de gestão cada vez mais urgentes. Em contraposição, a ampliação das atividades urbano-industriais e agrícolas tem contribuído para contaminação da água e comprometimento dos sistemas ambientais. A bacia hidrográfica do rio São Francisco destaca-se nacionalmente como importante manancial, é marcada também por uma grande quantidade e diversidade de áreas úmidas. Estas se constituem em importantes reservatórios, que vem sendo degradados, colocando em risco a disponibilidade hídrica em quantidade e qualidade. Neste projeto propõe-se elaborar um atlas do uso e gestão dos recursos hídricos do alto curso do Rio São Francisco apresentando uma análise integrada e correlação da evolução histórica das outorgas de direito de uso, da infraestrutura de saneamento básico e da qualidade da água. Serão utilizados dados históricos do monitoramento da qualidade da água e outorgas do IGAM e do banco de dados do SNIS. Espera-se contribuir para o entendimento da gestão e qualidade dos recursos hídricos na área e fornecer informações que ajudem a garantir a sustentabilidade hídrica na bacia. Para além, espera-se contribuir com o reconhecimento da importância das áreas úmidas para o equilíbrio hídrico na região. Os resultados serão incluídos na publicação do Atlas digital (em desenvolvimento editais 15/2021 e 27/2021), em linguagem acessível, com produtos cartográficos e estatísticos que possibilitem o acesso da população, gestores, professores e estudantes as informações. Espera-se que tenha amplo uso educacional, que direcione ações de gestão voltadas para a sustentabilidade e, por fim, promova a valorização da ciência e da pesquisa.

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